INFORMAÇÕES GERAIS

Palmas é a capital e também a maior cidade do estado do Tocantins. A cidade foi fundada em 20 de maio de 1989, sete meses e meio após a criação do estado do Tocantins pela Constituição de 1988, pelo governador José Wilson Siqueira Campos que encarregou, mediante contrato, os arquitetos Luís Fernando Cruvinel Teixeira e Walfredo Antunes de Oliveira Filho, para a realização do projeto arquitetônico e urbanístico. A partir daí, a cidade começou a ser construída pelos trabalhadores que vieram do interior do Tocantins e de vários outros estados do país. Entretanto, somente a partir do dia 1° de janeiro de 1990, é que Palmas passou a ser a capital definitiva do estado, já que antes a cidade ainda não possuía condições físicas de sediar o governo estadual, que estava alocado temporariamente no município vizinho de Miracema do Tocantins.

Palmas é a última cidade do século XX completamente planejada, já que a cidade nasceu e foi projetada desde o início para ser a capital do estado do Tocantins, sendo também a mais nova capital estadual do país. O município caracteriza-se também por ter a melhor qualidade de vida entre as capitais e municípios do norte brasileiro. O crescimento de Palmas foi grande durante a década de 1990. Em 1991 a cidade tinha uma população de 24.261 habitantes. No ano de 2000, a cidade já contava com 130.528 habitantes. Sua urbanização também cresceu nos últimos anos. Apesar de uma desaceleração, Palmas tem um crescimento econômico de 8,7%, maior do que o índice nacional e do estado.

 

TURISMO

Palmas está entre as principais cidades turísticas da região Norte do País, eleita pelo Ministério do Turismo como um dos Destinos Indutores do Brasil, um sistema que prioriza a gestão estratégica, a troca de informações e a capacitação para o fortalecimento da governança local. A jovem Capital oferece atrativos como praias, parques entre outros espaços de lazer.

A beleza das paisagens e a prática de esportes que incentivam o contato com a natureza encantam os visitantes de um dos principais cartões postais locais, o Lago da Usina do Lajeado (Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães), no rio Tocantins. O lugar é ideal para praticar natação, canoagem, pesca esportiva, passeios de barco e também para um banho nas praias de água doce. A Graciosa possui uma orla de quinhentos metros e atrai os visitantes que desejam ver o pôr do sol no lago de Palmas.

​​Outro atrativo que permite admirar a biodiversidade do Cerrado é a Serra do Lajeado, ao norte de Palmas. O local oferece uma experiência de contato com a natureza em atividades de aventura, como trilhas, tirolesa e voo livre. Já para conhecer a história e a cultura da capital tocantinense, a Praça dos Girassóis apresenta monumentos como o da Súplica dos Pioneiros, o Cruzeiro, o monumento aos Dezoito do Forte de Copacabana e o Memorial Coluna Prestes, além de uma fonte luminosa. Destaque para o Palácio Araguaia, no centro da praça, sede do Executivo.

 

ECONOMIA

A maior economia municipal do Tocantins é a da sua capital, Palmas. A cidade possui um Produto Interno Bruno (PIB) de R$ 10,3 bilhões ou 19,9% do PIB do estado. Considerando todo o conjunto de municípios do país, Palmas fica na 143ª colocação, além de ser a 9ª maior economia da região Norte do Brasil.O setor terciário é o principal setor da economia, sendo aquele que apresenta maior participação no valor adicionado ao PIB municipal. Este é caracterizado pelas atividades de comércio e também pelos mais variados tipos de serviços prestados. Desconsiderando os serviços públicos, em Palmas, esse setor responde por 49,3% do PIB. Incluindo, agora, o setor público, essa parcela sobe para 73,7% do PIB palmense.

Com quatro distritos industriais, um deles em fase de implantação, temos que a indústria corresponde a uma fatia de 10,6% do PIB de Palmas. Nessas áreas destinadas exclusivamente à atividade empresarial, observa-se a presença de diversos ramos da produção, como o de alimentos e o de bebidas, o da construção civil, o da metalurgia e o da siderurgia, o de materiais de plástico, o de fabricação de gesso, o da marmoraria e o da concessionária de veículos. De grande importância para o Tocantins, a atividade agropecuária responde por 2,5% do PIB da capital. Destacam-se a produção de soja e a pecuária bovina.