INFORMAÇÕES GERAIS
João Pessoa é um município brasileiro, capital do estado da Paraíba. Com população em 2024 de 888 679 habitantes, a capital paraibana é a sétima cidade mais populosa da Região Nordeste e a 20ª do Brasil, sendo, no seu estado, o município mais populoso. Pertence à Região Geográfica Imediata de João Pessoa e à Região Geográfica Intermediária de João Pessoa. A Região Metropolitana de João Pessoa, formada por mais onze municípios, tinha uma população em 2022 de 1 380 923 pessoas. Fundada em 5 de agosto de 1585 com o nome de Cidade Real de Nossa Senhora das Neves, logo passou a se chamar de Filipéia de Nossa Senhora das Neves em 1588 em homenagem ao rei Filipe II que, na época, acumulava as coroas da Espanha e de Portugal. Posteriormente chamada Fredrikstad, foi uma das duas principais cidades da Nova Holanda, junto com Mauritsstadt (atual Recife), na segunda metade do século XVII. Possui antigo e vasto patrimônio histórico, similar ao de Olinda.
Uma das capitais de melhor qualidade de vida do Nordeste. João Pessoa é conhecida como “Porta do Sol”, devido ao fato de, no município, estar localizada a Ponta do Seixas, que é o ponto mais oriental das Américas, o que faz a cidade ser conhecida como o lugar “onde o sol nasce primeiro no continente americano”. Durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, João Pessoa recebeu o título de “segunda capital mais verde do mundo”, ficando atrás apenas de Paris, na França. É ainda a cidade mais verde do Brasil, muito por conta do Jardim Botânico Benjamim Maranhão, localizado na área central da cidade com 515 hectares de mata atlântica preservada, constituindo a maior floresta semi equatorial nativa plana densamente cercada por área urbana do mundo.
A cidade teve o seu centro histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 2007, e inscrito nos seguintes Livros do Tombo: Histórico e Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico. Seu tombamento foi em circunstância de ser uma das primeiras cidades fundadas no Brasil. Recebeu em 2017 o título de cidade criativa pela Unesco, colocando João Pessoa como “Cidade Brasileira do Artesanato”. O reconhecimento de João Pessoa a coloca na rota turística brasileira por sua arte popular. Esse reconhecimento teve grande contribuição e influência, devido ao projeto Sereias da Penha; onde mulheres artesãs realizam o trabalho manual, dialogando com o design, moda e economia criativa, destacando a arte com escamas de peixe em fios de cobre.
TURISMO
João Pessoa possui vários pontos turísticos naturais como as praias com água de cor esverdeada, como Tambaú, Cabo Branco e Bessa. Além das famosas praias de Cabedelo e do Litoral Sul (Costa do Conde), onde está a paradisíaca Praia de Coqueirinho. Possui passeios de mergulhar em alto mar, cercado por peixes coloridos como o de catamarã até as piscinas naturais de Picãozinho e Seixas até a Ilha da Areia Vermelha. Ao final do dia, a tradição mais famosa é observar o pôr do sol na Praia do Jacaré ao som do Bolero de Ravel. Essa cerimônia é tão famosa que foi reconhecida como patrimônio cultural e imaterial da Paraíba.
Aliadas às belezas naturais da costa paraibana estão também as obras humanas, entre as quais se destacam o Farol do Cabo Branco, que simboliza o ponto mais oriental das Américas, e a Estação Cabo Branco, projeto do arquiteto Oscar Niemeyer que abriga movimentos educacionais e artísticos. Centro histórico da cidade, onde se encontram o conjunto de casarões coloridos da Praça Antenor Navarro, o Hotel Globo e o Centro Cultural São Francisco.
Somado a isso, João Pessoa é reconhecido mundialmente pelos artesanatos devido ao projeto Sereias da Penha. Por isso, a cidade conta com diversas feiras de artesanato com a deliciosa culinária local, repleta de peixes e frutos do mar frescos, além de fartos e saborosos pratos sertanejos, em que a carne de sol é o destaque.
ECONOMIA
João Pessoa é a principal economia municipal do estado da Paraíba, concentrando suas principais atividades financeiras e também industriais. A cidade apresenta Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 22,2 bilhões, valor que corresponde a aproximadamente 28,7% do PIB paraibano tendo um produto interno bruto duas vezes maior que Campina Grande, a 2ª cidade mais populosa do estado. Com dois distritos industriais em desenvolvimento, um na BR-101 Sul e outro no bairro de Mangabeira. Em escala nacional, a economia pessoense encontra-se na 55ª colocação. Assim como na maioria das capitais estaduais, o setor terciário, que abrange serviços em geral e o comércio, responde pela maior parcela do PIB, que é de 51,5%.
O turismo, bem como as atividades e cadeias produtivas direta e indiretamente a ele atreladas, tem grande importância para a economia de João Pessoa, o que se deve tanto às suas paisagens naturais quanto aos aspectos culturais e históricos da cidade. Já a indústria é responsável por 14,7% do valor adicionado ao PIB da cidade. A capital paraibana é detentora de um dos principais parques industriais da Paraíba, formado por diversos segmentos: alimentos, automobilístico (bugres), bebidas, bentonita, cimento, concreto, couro, metalúrgico, móveis, ótica, papel, pisos cerâmicos, química, têxtil, tecnologia da informática, dentre outros. João Pessoa possui o maior parque industrial do estado da Paraíba, destacando-se algumas indústrias de renome internacional, como a AmBev, Coca-Cola, Suggar Eletrodomésticos, Euroflex, Vijai Elétrica, Coteminas, a British American Tobacco e a Paraíba.
João Pessoa conta também com a presença de parques científicos e tecnológicos. A agropecuária corresponde a 0,19% da economia pessoense. Destacam-se a criação de animais e a pesca do camarão, bem como a produção de frutas, como manga, banana, coco-da-baía, maracujá, abacaxi, e também as lavouras de cana-de-açúcar.