INFORMAÇÕES GERAIS
Curitiba é um município brasileiro, capital do estado do Paraná, localizado a 934 metros de altitude no Primeiro Planalto Paranaense, a mais de 110 quilômetros do Oceano Atlântico, distanciando-se 1 386 km a sul de Brasília, capital federal. Com 1 773 718 habitantes, é o município mais populoso do Paraná e da região Sul, além de ser o 8º do país, segundo Censo Demográfico realizado pelo IBGE para 2022.
Fundado em 1693, a partir de um pequeno povoado bandeirante, Curitiba tornou-se uma importante parada comercial com a abertura da estrada tropeira entre Sorocaba e Viamão, vindo, em 1853, a ser a capital da recém-emancipada província do Paraná. Desde então, a cidade, conhecida pelas suas ruas largas, manteve um ritmo de crescimento urbano fortalecido pela chegada de diversos imigrantes europeus ao longo do século XIX, na maioria, alemães, poloneses, ucranianos e italianos, que contribuíram para a atual diversidade cultural. Atualmente Curitiba é considerada a capital mais desenvolvida do Brasil, tendo um baixo índice de desemprego e um parque industrial diversificado.
Curitiba experimentou diversos planos urbanísticos e legislações que visavam controlar seu crescimento, que a levaram a ficar famosa internacionalmente pelas suas inovações urbanísticas e cuidado com o meio ambiente. A maior delas foi no transporte público, cujo sistema inspirou o TransMilenio, implantado em Bogotá, na Colômbia. Curitiba também conta com elevada posição nos indicadores de educação, a menor taxa de analfabetismo e a melhor qualidade no ensino básico entre as capitais. Curitiba foi classificada pelo Índice Verde de Cidades de 2015, realizado pela Siemens com a Economist Intelligence Unit, como a mais ambientalmente sustentável da América Latina. Também foi considerada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) uma das “cidades criativas” do Brasil em 2014, ao lado de Florianópolis.
TURISMO
Curitiba tem investido consistentemente na transformação em um Destino Turístico Inteligente (DTI), com ênfase em governança, sustentabilidade, tecnologia e inovação. Isso inclui iniciativas como o WiFi Curitiba, que oferece conectividade gratuita em áreas públicas, e a Galeria Quatro Estações no Jardim Botânico, que combina arte e tecnologia para criar uma experiência única para os visitantes. Curitiba atrai muitos visitantes para a Torre Panorâmica, um dos cartões-postais da cidade, a Serra Verde Express, famosa pelo passeio de trem pela Serra do Mar, a Linha Turismo.
Com uma taxa de ocupação hoteleira de 100%, os hotéis de Curitiba recebem hóspedes de todo o Brasil e do mundo. Curitiba oferece uma ampla variedade de opções de lazer para seus habitantes e visitantes. Além dos principais cartões-postais, como o Jardim Botânico e a Ópera de Arame, a cidade apresenta novidades como o Parque Rio Bonito do Tatuquara, com áreas de lazer e esportes para todos. Os parques urbanos, como o Pinhal de Santana, também oferecem espaços verdes para relaxamento, colmeias do programa de polinização Jardins de Mel, quadras poliesportivas e muito mais.
ECONOMIA
Curitiba é uma das cidades mais ricas do Brasil. Seu Produto Interno Bruto (PIB) é de R$ 98 bilhões, o maior entre os municípios paranaenses e o sexto mais expressivo em escala nacional. Excluindo-se as atividades administrativas e de caráter público, o setor terciário, que corresponde ao comércio e aos serviços, responde por quase 64% do PIB curitibano. Destacam-se nessa área as atividades comerciais e também aquelas ligadas ao setor turístico.
Não obstante o setor secundário responde por uma parcela de 18% do PIB de Curitiba, a indústria desempenha importante papel econômico, tanto no município quanto na sua região metropolitana, os quais concentram algumas das maiores indústrias nacionais e internacionais de diversos ramos produtivos.
A regional Centro Industrial de Curitiba (CIC) abriga as principais plantas instaladas na cidade, e consiste na maior regional em extensão do município. Algumas das empresas encontradas em Curitiba atuam no ramo da construção civil, químico e petroquímico, farmacêutico, siderúrgico, moveleiro e outros.
A participação do setor primário na economia municipal é de apenas 0,02%, conforme apontam os dados do IBGE para 2021, uma das mais baixas do Paraná. A maior parte das terras estava ocupada com lavouras temporárias, das quais se destacam as de feijão, batata, mandioca, milho e soja. A criação de animais, por sua vez, é liderada pela pecuária bovina.