Informações Gerais
Vitória, capital do Espírito Santo, é uma das poucas capitais brasileiras cujo centro administrativo e maior parte do território estão em uma ilha: a Ilha de Vitória. As outras capitais insulares são Florianópolis (SC) e São Luís (MA).
Com uma população estimada em 369 mil habitantes, Vitória é a quarta cidade mais populosa do estado, atrás de Vila Velha, Serra e Cariacica, que integram a Região Metropolitana da Grande Vitória, com cerca de 2 milhões de habitantes. O município abrange uma área de 93,381 km², composta pela ilha principal, 34 ilhas menores e uma pequena porção continental. Historicamente, eram 50 ilhas, mas muitas foram unidas por aterros.
Vitória destaca-se pela alta qualidade de vida. A cidade possui o 5º melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre os municípios brasileiros e, em 2015, foi considerada a 2ª melhor cidade para se viver no Brasil pela ONU. Em 2017, uma pesquisa a classificou como a 3ª melhor capital para se viver no país.
A capital também lidera em capital humano no Brasil, conforme a revista Exame. Segundo o Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, Vitória é a 9ª melhor cidade para envelhecer no país (2017).
No século XVI, quando os primeiros exploradores portugueses chegaram à região da atual Vitória, o território era disputado por três grupos indígenas: os goitacás, provenientes do sul, os aimorés, do interior, e os tupiniquins, do norte. O donatário da Capitania do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho, fundou, em 1535, a cidade de Vila Velha, que se tornou a capital da capitania. Esse evento deu início à colonização portuguesa na região, com a cidade de Vila Velha como centro administrativo e comercial.
https://m.vitoria.es.gov.br/noticia/ponto-facultativo-veja-como-ficam-os-servicos-da-pmv-no-feriadao-46360
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/vitoria.htm
Turismo
Ilha de Vitória é formada por um arquipélago composto por 33 ilhas e por uma porção continental, totalizando 93,38 km². As paisagens da cidade encantam a quem chega, seja de avião, navio ou pela via terrestre. Sete pontes interligam a Ilha de Vitória ao continente.
Circundada pela Baía de Vitória e pelo estuário formado pelos rios Santa Maria, Marinho, Bubu e Aribiri, o município apresenta ilhas, encostas, enseadas, mangues e praias, elementos de grande valor paisagístico.
A cidade é singular por suas belezas naturais, seus grupos culturais tradicionais, seu crescimento notável, sendo um destino turístico em ascensão. Vitória também possui um espaço territorial propício para eventos e negócios, destacando-se pela realização de esportes náuticos. Além disso, a cidade vem se preparando para oferecer cada vez mais serviços qualificados e diversificados.
Sugestão de lugares para conhecer em Vitória:
• Curva da Jurema
• Ilha do Boi
• Ilha das Caieiras
• Paneleiras de Goiabeiras
• Parque da Fonte Grande
• Palácio Anchieta
• Catedral Metropolitana
• Espaço Baleia Jubarte
• Museu Capixaba do Negro
• Projeto Tamar
https://g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia/2022/12/29/principais-pontos-turisticos-de-vitoria.ghtml
https://www.gov.br/turismo/pt-br/assuntos/noticias/turismo-de-lazer-e-o-patrimonio-cultural-de-vitoria
Economia
O Produto Interno Bruto (PIB) de Vitória ocupa a 31ª posição entre os maiores do Brasil, de acordo com dados do IBGE de 2014. O PIB total do município foi de R$ 23.370.919 mil, com um PIB per capita de R$ 66.375,05, o maior de todas as capitais do país.
Desde 2004, Vitória apresenta a maior receita pública anual entre as capitais brasileiras, seja pelo critério de receita por habitante, seja pelo critério de receita por área territorial.
Em 2017, a cidade se destacou como a 7ª melhor para investimentos financeiros nas Américas, sendo também classificada como a 3ª melhor cidade do Brasil para abrir um negócio, segundo estudos especializados.
A economia de Vitória é fortemente impulsionada por setores como portuário, comércio, indústria, prestação de serviços e turismo de negócios. A cidade abriga dois dos mais importantes portos do país: o Porto de Vitória e o Porto de Tubarão, que, juntamente com outros portos do estado, formam o maior complexo portuário do Brasil. Entre as principais indústrias da capital, destacam-se a ArcelorMittal Tubarão (antiga CST) e a Vale SA (antiga CVRD/Companhia Vale do Rio Doce).
No setor de comércio e serviços, o principal shopping center de Vitória é o Shopping Vitória, inaugurado em 1993, que conta com cerca de 300 lojas. No entanto, o Shopping Vila Velha, localizado na cidade vizinha de Vila Velha, e inaugurado em agosto de 2014, ultrapassou o Shopping Vitória em tamanho, tornando-se o maior do Espírito Santo. Em Vitória, também são encontrados outros centros comerciais, como o Shopping Norte Sul, com 110 lojas, e os menores empreendimentos como o Centro da Praia Shopping e o Boulevard da Praia. Um destaque cultural é o Shopping Jardins, localizado no bairro Jardim da Penha, que se distingue pelo seu charme e pela administração do Grupo Proeng, uma das maiores construtoras do estado.
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/a-economia-espirito-santo.htm
https://www.agazeta.com.br/es/economia/economia-do-mar-traz-riquezas-para-a-capital-do-es-0921