INFORMAÇÕES GERAIS
A cidade de Brasília é a capital do Brasil e sede de governo do Distrito Federal, estando localizada na região Centro-Oeste do Brasil. Tem população de 2.817.381 habitantes, segundo o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE de 2022 e é a terceira cidade mais populosa do país, desconsiderando as regiões metropolitanas, e a quinta maior concentração urbana. Reconhecida como a maior cidade do mundo planejada e construída no século XX, Brasília destaca-se por abrigar os três poderes da República (Executivo, Legislativo e Judiciário) e mais de 130 embaixadas estrangeiras.
Projetada pelo urbanista Lúcio Costa, com colaboração do arquiteto Oscar Niemeyer e do engenheiro Joaquim Cardozo, Brasília foi inaugurada em 21 de abril de 1960 pelo então presidente Juscelino Kubitschek. A cidade, planejada para ser funcional e moderna, divide-se em setores específicos para atividades diversas como Hotelaria, Bancos, Clubes e Embaixadas. Sua área central é conhecida como Plano Piloto e tem várias regiões administrativas conhecidas como Cidades Satélites.
Com o maior produto interno bruto per capita entre as capitais brasileiras, Brasília também é considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO desde 1987, devido ao seu conjunto arquitetônico e urbanístico. A cidade possui a maior área tombada do mundo, abrangendo 112,5 quilômetros quadrados. Seu status administrativo é único, funcionando como uma divisão distinta, similar a Washington, D.C., nos Estados Unidos, e Camberra, na Austrália, reforçando sua singularidade no cenário nacional.
Brasília está localizada no Planalto Central, em altitudes que variam entre 1.000 e 1.200 metros acima do nível do mar. A região possui relevo predominantemente plano, com leves ondulações, e sua vegetação é típica do cerrado. Para aumentar a disponibilidade de água, foi construído o Lago Paranoá, um reservatório artificial criado pelo represamento do rio Paranoá. Com mais de 100 quilômetros de extensão, o lago transformou a cidade em um dos principais polos náuticos do Brasil, atraindo atividades como wakeboard, remo e pesca profissional.
De acordo com a divisão geográfica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), vigente desde 2017, Brasília está inserida nas regiões geográficas intermediárias e imediata do Distrito Federal.
Brasília, classificada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, recebe cerca de um milhão de visitantes por ano. Suas principais atrações incluem obras arquitetônicas de Oscar Niemeyer e Joaquim Cardozo, além de monumentos ligados à administração governamental. O turismo cívico é amplamente valorizado, devido à presença dos três poderes da República na cidade.
O Eixo Monumental, uma das principais avenidas de Brasília, concentra muitos dos pontos turísticos mais emblemáticos, como os seguintes:
- Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida,
- Esplanada dos Ministérios,
- Palácio do Planalto,
- Congresso Nacional,
- Supremo Tribunal Federal,
- Memorial JK,
- Museu Nacional Honestino Guimarães,
- Teatro Nacional Cláudio Santoro,
- Estádio Nacional Mané Garrincha, e
- Ponte Juscelino Kubitschek (Ponte JK), reconhecida internacionalmente por seu design.
Outros locais de destaque incluem o Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, o Catetinho, primeira residência presidencial de Brasília, e o Santuário Dom Bosco, conhecido por sua arquitetura e vitrais únicos.
Brasília também oferece diversas opções de ecoturismo, com áreas verdes que incluem:
- Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek,
- Parque Nacional de Brasília (Água Mineral),
- Parque Olhos D’Água,
- Jardim Botânico de Brasília, e
- Parque Ecológico Burle Marx.
ECONOMIA
Além de ser o centro político do Brasil, Brasília se destaca como um dos principais polos econômicos do país. Em 2020, a capital federal registrou um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 265,847 bilhões, ocupando o terceiro lugar entre os municípios mais ricos e a oitava posição quando considerada como estado. Brasília apresenta a maior renda per capita do Brasil, alcançando R$ 87.016,00 e consolidando-se como a área urbana com o maior índice de renda do país.
A economia de Brasília é influenciada por sua função administrativa como capital federal, moldando suas atividades econômicas e industriais. O planejamento urbano é guiado pela preservação das características arquitetônicas e culturais que a tornam um Patrimônio Cultural da Humanidade reconhecido pela Unesco e protegido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
O Governo do Distrito Federal prioriza o incentivo a indústrias não poluentes, como tecnologia, audiovisual e gemologia, com foco na sustentabilidade. Em 2018, o setor industrial respondeu por 4,2% do PIB local.
A cidade é sede de importantes empresas públicas e privadas, incluindo os Correios, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Infraero, Companhia de Saneamento do Distrito Federal (Caesb), Companhia Energética de Brasília (CEB), Neoenergia, Metrô-DF e Banco de Brasília (BRB).