INFORMAÇÕES GERAIS

Porto Velho é a capital do estado de Rondônia. Com uma população de 460 434 habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE coletados durante o Censo 2022, é o município mais populoso de Rondônia e o quarto mais populoso da Região Norte, atrás apenas de Manaus, Belém e Ananindeua. Entre todos os municípios brasileiros é o 49º mais populoso, figurando no mesmo ano como a 22ª capital estadual do país com mais habitantes. 

Com uma área de 34 090,95 km², Porto Velho é a mais extensa capital estadual do país, sendo maior até mesmo que dois estados brasileiros (Alagoas e Sergipe), além de superar países inteiros como Bélgica e Israel. É também o mais populoso município fronteiriço do Brasil e a única capital estadual cujo território faz fronteira com outro país, sendo este a Bolívia.

Situado na margem à leste do Rio Madeira, na Região Norte do Brasil, Porto Velho foi fundado pela empresa americana Madeira Mamoré Railway Company em 4 de julho de 1907, durante a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, comandada pelo magnata norte-americano Percival Farquhar. Em 2 de outubro de 1914, foi legalmente criado como um município do Amazonas, transformando-se em capital do estado de Rondônia em 1943, quando se criou o Território Federal do Guaporé. Em 1956 o território passou a ser denominado Rondônia, vindo a ser elevado à categoria de estado (subdivisão) em 4 de janeiro de 1982.

 

TURISMO

Porto Velho é a 8ª cidade da Região Norte, 5º destino de empresários vindos da Bolívia a negócios e eventos. As atrações históricas são: a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, cenário da série de televisão da Rede Globo, Mad Maria; a Catedral do Sagrado Coração de Jesus; o Cemitério da Candelária; a sede da Arquidiocese; o terminal ferroviário; a locomotiva Coronel Church (a primeira máquina vinda para a Amazônia, em 1872); as Três Caixas D’Água (símbolos da cidade, edificadas pelos ingleses, vindas em módulos metálicos dos Estados Unidos); a igreja de Santo Antônio do rio Madeira.

A cidade possui também atrações como o Palácio Getúlio Vargas, antiga sede do governo e atual Museu da Memória Rondoniense; o Teatro Estadual Palácio das Artes; a Casa de Cultura Ivan Marrocos; além de atrações para os amantes da natureza como o Parque Natural de Porto Velho, Parque Circuito, Parque da Cidade, os Balneários da Cachoeirinha e do Rio das Garças, o Espaço Alternativo e passeios de barco pelo rio Madeira.

 

ECONOMIA 

Porto Velho tem um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 20,05 bilhões, maior valor para o estado de Rondônia e também um dos mais elevados da região Norte, ficando atrás apenas das capitais dos estados do Amazonas e do Pará. Levando em consideração o conjunto de cidades brasileiras, a economia da capital rondoniense fica na 65ª colocação, conforme indicam os dados do IBGE para 2021.

Semelhante ao que é possível observar em diversas capitais e cidades brasileiras, a maior parte do PIB de Porto Velho é oriunda do setor terciário, isto é, dos serviços e do comércio. A parcela correspondente a essas atividades, com exceção do setor público e da administração, é de 57,52%. Além do comércio tradicional e da prestação de serviços, destaca-se a importância crescente do turismo na região.

A cidade e outros municípios rondonienses próximos concentram as atividades industriais do estado. Em nível municipal, a atividade secundária responde por 23,07% do seu PIB. As empresas localizadas em Porto Velho atuam em ramos como o madeireiro e moveleiro, alimentício e também da construção civil. O extrativismo mineral, com destaque para a cassiterita e o ouro, e vegetal tem grande relevância para a economia porto-velhense, assim como a atividade pesqueira. A agropecuária, por sua vez, responde por 5,19% do PIB municipal, com destaque para a produção de cana-de-açúcar, açaí, milho, soja, mandioca, banana e café.